" ...se reinventa quem é livre pra desapegar,
é criativo quem dá vida ao usado
e inteligente quem transforma objetos parados em dinheiro."
Fabiana Shikida
O Oh!Bazar originalmente aconteceria em edições de eventos periódicos ao decorrer do ano incentivando o desapego e objetivando a moda sustentável. Fabiana Shikida, idealizadora desse projeto, percebeu a vontade de seus clientes em ter um espaço fixo onde a troca de experiências com o público seria mais pessoal, direta e constante; juntando-se a isso, a vontade de gerar um movimento educativo sobre o consumo consciente e sustentabilidade, isso foi a combinação perfeita para que assim surgisse a “Casa Oh!Bazar”.
O PROJETO
O Oh!bazar caracteriza-se pela venda de roupas e acessórios novos e usados de altíssima qualidade por preços baixos. O mercado de usados é ainda pequeno no Brasil e está em ascensão em todo o mundo, crescendo em níveis maiores que o esperado economicamente, isso aponta um novo estilo de usar, comprar e vender roupas e acessórios. Essas ações impulsionam a economia gerando renda e emprego através da venda do que não tinha mais valor monetário; por outro lado, cria um universo de empoderamento social, levando acesso de produtos de qualidade para quem não pode pagar o preço das roupas e objetos novos como também renda para quem usou e conservou bem seus produtos.
A LOJA OH!BAZAR
A Loja física do Oh!Bazar é um espaço aconchegante, aberto à visitação e venda de produtos, onde são recebidos os desapegos devidamente organizados nos ambientes, de forma a tornar o “garimpar” um ato mais prazeroso e menos estressante, na nossa Casa também onde acontecem cursos, workshops e palestras ligadas ao consumo consciente e a moda sustentável.
MODA SUSTENTÁVEL E CONSUMO CONSCIENTE
A moda sustentável é baseada na preservação do meio ambiente em todas as suas etapas de produção. O objetivo do Oh!bazar é trabalhar com roupas obtendo rentabilidade econômica com responsabilidade social e o mínimo de impacto ambiental. Trabalhamos com produtos novos que por algum motivo não foram vendidos nas lojas, como também roupas usadas de altíssima qualidade que passam por uma seleção impecável; dessa maneira esperamos aumentar o tempo de uso das roupas em pelo menos 2 anos. Pretendemos influenciar o comportamento dos consumidores para o desenvolvimento deste novo conceito de moda. A sociedade consumidora deve estar bem informada sobre formas de fabricação, consumo e do descarte das peças assim como valorizar e optar por peças produzidas de forma sustentável, adotandos atitudes importantes, como: comprar menos, investir em peças duráveis, consertar peças danificadas, doar, trocar, compartilhar e customizar peças